Lançamento de 'Do espírito das leis' tem mesa-redonda on-line no dia 12 de setembro

Notícia
Notícias
segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Tratado do filósofo inaugura o princípio da separação de poderes
como forma de garantir a liberdade e evitar o abuso de poder

No próximo dia 12 de setembro (terça-feira), às 19h, a Editora Unesp realiza o lançamento do livro Do espírito das leis, de Montesquieu. O clássico será objeto de debate on-line transmitido ao vivo pela página da Editora Unesp no Facebook e por seu canal no YouTube. Participam os pesquisadores Thiago Vargas, Ciro Lourenço e Antonio Carlos dos Santos.

Sobre os participantes

Thiago Vargas

Doutor em Filosofia pela USP e pela Université Paris I – Sorbonne, pesquisador de pós-doutorado da Fapesp junto à USP e ao King’s College London. É tradutor dos fisiocratas (Fisiocracia. Textos selecionados), de Rousseau (Textos de intervenção política) e de Montesquieu (Do espírito das leis), todos publicados pela Unesp, e autor do livro A filosofia da fisiocracia. Metafísica, política, economia (Almedina/Edições 70, 2023).

Ciro Lourenço

Doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Universidade de Paris I  – Sorbonne. Tradutor de O Contrato Social, publicado pela Ubu Edutira, na coletânea “Rousseau - Escritos sobre a política e as artes” e também de Montesquieu, Do espírito das leis, pela Editora Unesp.

Antonio Carlos dos Santos

Professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Sergipe. Pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá e doutor pela Université de Paris X, ambos em cotutela com Universidade de São Paulo. É presidente da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. Publicou, dentre outros, A via de mão dupla: política e tolerância em Montesquieu (Unijuí e EdUFS). 

Sobre o livro

Neste clássico da filosofia política, Montesquieu discute a importância da separação de poderes como forma de garantir a liberdade e evitar o abuso de poder. Ele argumenta que o poder deve ser dividido entre o legislativo, o executivo e o judiciário, e que cada um deve exercer sua função de forma independente. O filósofo também discute como diferentes tipos de governo podem funcionar em diferentes tipos de sociedade, e como o clima e outras particularidades do território podem afetar o caráter de um povo. Sua obra teve grande influência na formação dos governos modernos e na teoria política em geral.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br