'Revista 451' resenha 'Escritos de um viado vermelho'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Ao longo de textos revisitados e inéditos, autor analisa o surgimento do movimento LGBTQIA+ no Brasil nos anos finais da ditadura, a tensão entre ativistas e a esquerda e outros temas candentes ao período

A Revista 451, dedicada aos lançamentos do mercado editorial, resenhou o livro Escritos de um viado vermelho, de James Green.

"Em 1977, a figura do norte-americano James Green chamava a atenção entre as pessoas que ocupavam o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, num dos primeiros atos públicos contra o regime militar iniciado em 1964. Observado por um manifestante enquanto gritava em bom português 'Abaixo a ditadura', Green ouviu quando ele comentou: 'Até gringos querem o fim da ditadura'", escreve Renan Quinalha. "A história ilustra bem o início da trajetória política e intelectual do brasilianista, que chegou por aqui em agosto de 1976 planejando ficar por seis meses e acabou morando por seis anos. Jimmy ou Jim, como é conhecido, é 'um gringo que se apaixonou pelo Brasil” há quase cinquenta anos'."

Leia a íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br